nível 1 | pré-escolar

torna-te pirata

Bem-vindos à escola do Piratinha!
Nesta aventura o Piratinha convida as crianças a tornarem-se Piratas dos Sons na sua escola de Piratas.

O Piratinha navega pelo Mar dos Sons, enfrentando muitos desafios à procura de tesouros. Este é um mar especial, onde tudo acontece à volta de palavras, sílabas e sons. Só poderão navegar com o Piratinha os meninos que se transformem em Piratas atentos e corajosos e que percebam de palavras.

Quem quer navegar à procura de tesouros terá de vir para a escola do Piratinha aprender tudo o que é necessário para ser um verdadeiro Pirata do Mar dos Sons.

O último desafio dos Piratas é seguirem um mapa com várias pistas e encontrarem um tesouro escondido.

nível 2 | pré-escolar

uma aventura no
mar dos sons

Nesta aventura, os Piratas partem à aventura pelo Mar dos Sons, em busca da ilha do tesouro.

Pelo caminho, enfrentam vários desafios com frases, palavras e pseudopalavras, sílabas e até fonemas.

O amigo Tagarela mete-se em sarilhos na Selva do Crocodilo mas está disposto a ajudá-los nas missões mais arriscadas, como atravessar o mar dos tubarões ou até encontrar um mapa na ilha do vulcão. Ou mesmo a invadir o barco dos Piratas maus para trazer a chave do baú do tesouro.

Depois de uma viagem enorme ao longo do ano letivo, os Piratas chegam finalmente à ilha do tesouro, onde os esperam algumas aventuras até encontrarem o tesouro.

nível 3 | pré-escolar

aventura na
ilha tortuga

Os Piratas estão na Ilha Tortuga… perdidos! Enquanto procuravam o tesouro, os Piratas maus levaram o barco deles. Agora não sabem onde estão, não têm um mapa ou bússola! Resta-lhes a ajuda do Tagarela que sobrevoa a ilha à procura de ajuda. No entanto, nem tudo corre bem e esta ilha tem muitos segredos escondidos e personagens que vão dificultar a missão de encontrar o barco.

A D. Tartaruga acaba por lhes dar um mapa da ilha que devem proteger com muito cuidado e o sr. Mocho acompanho-os em várias aventuras.

Haverá mais algum tesouro nesta ilha? Será que os Piratas conseguem encontrar o barco?

Toda a dinâmica deste nível anda à volta de tarefas de manipulação silábica e consciência fonémica.

nível 4 | 1º ciclo

em busca da
ilha fantasma

Existe uma lenda muito antiga que conta que no Mar dos Sons existe um tesouro muito valioso escondido numa Ilha Fantasma!

Ninguém sabe exatamente onde fica esta ilha misteriosa, nem se ela existe mesmo. Ao longo dos tempos, muitos foram os Piratas que navegaram pelo Mar dos Sons à procura de pistas sobre esta ilha e o tesouro perdido.
Só os Piratas do Mar dos Sons serão capazes de procurar a Ilha Fantasma nos cantos mais recônditos e assustadores. Haverá algum mapa que nos ajude a encontrar a ilha?

Por ser um tesouro tão valioso, o Pirata Barbazul, cortou o mapa da Ilha Fantasma em várias partes e dividiu-as por diferentes personagens: os guardiões do mapa!

Para recuperar o mapa, os Piratas do Mar dos Sons terão que encontrar cada um dos guardiões e convencê-los a dar-lhes a sua parte do mapa, mostrando-lhes que percebem de sons e de letras. Terão que fazer muitos desafios e aventuras mas têm de estar atentos às ratoeiras e a quem os possa querer enganar.

Este nível é específico para o 1º ano do 1º ciclo pela abordagem explícita da relação da oralidade e da escrita, com tarefas maioritariamente ao nível do segmento.