obrigada!

Daniela

Tinha um post sobre as miúdas e este início do ano letivo para publicar. Mas hoje apetece-me dizer obrigada… obrigada pelo carinho enorme dos últimos dias, pelas mensagens de incentivo, pela forma maravilhosa como o Piratinha dos Sons tem sido recebido nas escolas e nas reuniões de pais.

Fico de coração cheio quando oiço coisas como “estava mesmo à espera que a minha filha tivesse três anos para fazer a inscrição. Gosto imenso do que fazem!” ou quando me contam que já conhecem porque o sobrinho, a afilhada, o filho de um amigo, … fez Piratinha e delirava! Mais ainda quando as pessoas nos dizem que o projeto teve um impacto positivo no desenvolvimento dos filhos e na aprendizagem da leitura e escrita. É isto! Foi para chegar aqui que criámos o Piratinha!

Temos aprendido tanto com os vossos filhos! Tem sido possível fazer um trabalho com continuidade graças à vossa confiança e incentivo. De outra forma não conseguiríamos evoluir tanto. Por isso, respondendo mais uma vez à pergunta que mais oiço por estes dias: não! O Piratinha não continua no 2º ano do 1º ciclo. Como sabem, existe um fundamento científico por trás de todas estas aventuras piratas. E o Piratinha foi criado especificamente para promover competências de consciência fonológica, ou seja, competências de identificação e manipulação dos sons que compõem as palavras. O nosso principal objetivo é facilitar a aprendizagem da leitura e escrita através do treino explícito de consciência fonológica. Preparar o antes e acompanhar o 1º ano. A partir daqui a dinâmica de trabalho já teria de ser outra e numa perspetiva de intervenção. O projeto Piratinha dos Sons tem como base a prevenção!

E antes de começar mais um ano, porque não recordar?!… (um bocadinho)

Daniela

Siga-nos no instagram @piratinhadossons