até ser dia de piratinha

Piratinha, Sónia

IMG_0308[1]As aventuras do Piratinha motivam e cativam os pequenos piratas. E não podia ser de outra forma! Ao criar o nosso projeto de estimulação fonológica quisemos aliar o brincar à reflexão sobre os sons da fala.

Brincar para motivar!

E o Piratinha é assim mesmo! Uma história de piratas na qual os piratinhas fazem parte da história, se envolvem nas dinâmicas e deliram com os cenários. E isso acontece todas as semanas!

Mas novidade! Ao longo deste o ano letivo, em algumas escolas dinamizei workshops mensais e demos a oportunidade a mais crianças de se tornarem piratas do mar dos sons. E todos os meses, quando eu chegava à escola era o delírio “Piratinha! Piratinha!”. Todos ansiosos por novas aventuras!

Numa dessas escolas, no dia do Vulcão, e prestes a iniciar a dinâmica, uma piratinha contou-me que, ao longo daquele mês sem Piratinha, ela e os colegas tiveram saudades do Piratinha e, no recreio, “brincaram aos piratas”. Ela fez de “Sónia” e todos brincaram com sons até ser dia de Piratinha outra vez!

Não é fantástico?!

Eu fiquei e fico… MA-RA-VI-LHA-DA!!

E depois de descobrirem o tesouro, na despedida até ao próximo ano letivo, muitos piratas confessaram “Vou ter saudades do Piratinha!! Tantas saudades!! Muitas saudades!!”

É certo que preciso de férias! Dormir mais! Descansar! Mas também vou ter saudades dos meus pequenos piratinhas!!

Sónia

Siga-nos no Instagram @piratinhadossons