a Matilde e a Leonor

Daniela

As minhas filhas têm 17 meses de diferença entre elas (sim, por opção!). São irmãs muito próximas em tudo. Nas brincadeiras, nos interesses, no uso das roupas, na alimentação e até nas dinâmicas de educação. Para mim, como mãe, está a tornar-se cada vez mais fácil gerir a atenção e as atividades que escolhemos fazer, as saídas, as histórias, etc.

Já conseguimos fazer saídas de um dia inteiro sem grandes condicionantes, como jardim zoológico, parques, passeios, … e ambas aproveitam e se divertem.

Planeio sempre atividades em que as duas usufruam e já não é complicado. Se for algo mais dirigido para a Matilde, que já tem 3 anos, não há problema, porque acabo por dar mais atenção à Leonor.

As fases do desenvolvimento da linguagem são relativamente próximas e a Matilde é muito condescendente com a irmã e ajuda, protege, cuida! Se se pegam? Sim, muitas vezes. Mas faz parte de serem irmãs.

Há dias, ou melhor, momentos mais difíceis para gerir nas nossas rotinas. Mas fico de coração cheio quando vejo a forma como interagem, como se gostam, como se agarram e como já não vivem uma sem a outra. Tenho a certeza que foi o melhor que lhes podia dar!

por Daniela