“Oh Lobo mau porque não comes antes uns brócolos ou umas laranjas?!”

“Oh Lobo mau porque não comes antes uns brócolos ou umas laranjas?!”

Oiço muitas vezes pais a queixarem-se que os filhos só querem ver Tv, tablet, consolas, … e não ligam a livros!! Tantas vezes me dizem que os miúdos não se interessam ou que não gostam! E é legítimo, não gostamos todos do mesmo! Mas é indiscutível que os livros (e a leitura) desde cedo têm um papel importante no desenvolvimento linguístico das crianças e nas competências pré-leitoras! Cá em casa todos gostamos e, sem dúvida, que influenciamos as tendências delas porque gostamos muito de livros, compramos uns quantos para nós e para elas e disponibilizamos tempo de volta dos livros e das histórias! Desde que eram bem pequeninas…

Com 6 meses já brincava muito com livros de tecido com imagens, imitava os sons dos animais, usava gestos e deixava que elas pegassem no livro. Mesmo que os livros só tivessem imagens inventava sempre pequenas histórias.

Deixava e deixo os livros acessíveis para que possam pegar, vamos juntas escolher e comprar livros, andamos alguns dias a falar sobre a mesma história, elas levam para a escola, … e as idas à biblioteca também incentivam este gosto!

artigo3

Domingo de manhã cá em casa, a Matilde: ” Mamã posso ver bonecos”. “Talvez seja uma melhor ideia aproveitares o tempo para brincar ou pintar enquanto a mãe trata da roupa.” “Então posso ver livros?” E ficou a ver livros e contar histórias à irmã durante quase uma hora!! Costuma ser uma atividade partilhada. Mas como eu não podia naquele momento, não houve impedimento. Foram as duas para o sofá “ler”‘.

Artigo1

A certa altura começo a ouvir uma história com um lobo mau que queria comer os amigos e mais alguma coisa que já não me lembro. “Oh lobo mau… assim não pode ser!! Porque não comes antes uns brócolos ou umas laranjas?! Não comas os meus amigos… faz-te mal!” Bem…

imaginação: check!

estrutura frásica: check!

conceito de alimentação saudável: check!

Se fico orgulhosa? Fico… Dizem que os filhos são o nosso reflexo, para o bem e para o mal! E gosto deste interesse delas, que também é meu, do tempo de atenção para as histórias e do quanto adquirem naturalmente!

Daniela

Siga-nos no Instagram @piratinhadossons