férias com crianças… são descanso?

férias com crianças… são descanso?

Ora aí está uma questão de resposta algo pessoal. Primeiro porque a noção de descanso é muito relativa. Se há quem goste de ficar estendido ao sol a dormir ou a ler, há quem goste de fazer caminhadas, descobrir cidades, etc… mas acho que concordamos que, quando se tem filhos, descansar significa muitas vezes fazer um programa sem grandes alaridos ou birras constantes!!

Aqui em casa, para já, as férias têm sido sempre com as miúdas. E este ano foram algo mais tranquilas do que em anos anteriores. Elas já estão crescidas, menos dependentes de nós e brincam muito uma com a outra. Por isso sim… conseguimos descansar! Claro que de olho sempre aberto. Basicamente, procuramos reunir condições para que elas estejam confortáveis. Mantemos alguma rotina (ainda que não seja necessariamente a rotina de casa!), tentamos que comam minimamente bem, muita água (miúdos ligeiramente desidratados tornam-se irritantes), e disponibilidade. Disponibilidade para brincar! Para estar. Afinal é o nosso tempo exclusivo de família!

DSCN7049

Não adianta tentar fazer programas alegadamente muito bons se depois elas ficam demasiado cansadas ou não lhes interessa.

Resulta sempre em birras e toda a gente aborrecida. Não! Por exemplo, eu gosto de praia. E nas primeiras férias queria ter ido mais vezes à praia. Mas elas adoram piscina e é onde estão felizes. Então seja! Que passem o dia enfiadas na água! Tanto melhor! Tudo calmo!

Saídas noturnas? Por aqui não há grandes possibilidades de programas muito complexos. Elas ficam cheias de sono e adormecem. Mas não me faz muita diferença. Contingências de ter filhas pequenas!

Praia… este ano gostei! Cá no norte ficamos quase em frente à praia. Sem andar de carro, sem o drama de sentar nas cadeiras, etc. Acabou por ser muito bom termos tido umas segundas férias perto de casa, onde a família pôde estar connosco em alguns dias e elas passaram momentos divertidos num contexto diferente com os primos, os tios e o avô.

O que mais gostei das férias foram sem dúvida os momentos sem Nãos! Sem não vás para aí, não faças isso, …

Na minha opinião a principal vantagem das férias é essa. Reunir condições para que elas possam brincar livremente e em segurança, sem tantos condicionalismos que o dia-a-dia nos impõe. Sem a pressão que muitas vezes acontece pela necessidade de cumprir horários e compromissos!

DSCN7231

Daniela

Siga-nos no Instagram @piratinhadossons