As minhas filhas têm 17 meses de diferença entre elas (sim, por opção!). São irmãs muito próximas em tudo. Nas brincadeiras, nos interesses, no uso das roupas, na alimentação e até nas dinâmicas de educação. Para mim, como mãe, está a tornar-se cada vez mais fácil gerir a atenção e as atividades que escolhemos fazer, as saídas, as histórias, etc.
Já conseguimos fazer saídas de um dia inteiro sem grandes condicionantes, como jardim zoológico, parques, passeios, … e ambas aproveitam e se divertem.
Planeio sempre atividades em que as duas usufruam e já não é complicado. Se for algo mais dirigido para a Matilde, que já tem 3 anos, não há problema, porque acabo por dar mais atenção à Leonor.
As fases do desenvolvimento da linguagem são relativamente próximas e a Matilde é muito condescendente com a irmã e ajuda, protege, cuida! Se se pegam? Sim, muitas vezes. Mas faz parte de serem irmãs.
Há dias, ou melhor, momentos mais difíceis para gerir nas nossas rotinas. Mas fico de coração cheio quando vejo a forma como interagem, como se gostam, como se agarram e como já não vivem uma sem a outra. Tenho a certeza que foi o melhor que lhes podia dar!
por Daniela