no mundo das piratinhas

olá…

o meu nome é Daniela

Sou Mãe, sou Terapeuta da Fala e Piratinha!
Tenho duas filhas de idades próximas, a Matilde e a Leonor, e é em função delas que organizo o meu dia-a-dia.
Ser mãe tem sido o maior desafio da minha vida até agora, aquele que me fez crescer mais e querer ser mais!
Acredito muito no respeito pela individualidade da criança e na sua valorização como pessoa. Seja com as minhas filhas seja com os filhos de quem se cruza comigo.
O meu trabalho é parte de mim e daquilo que sou como pessoa. Ser terapeuta da fala foi uma escolha muito acertada. Mas o que mais me realiza é o trabalho que desenvolvemos no Piratinha dos Sons. Haverá melhor forma de aprender do que a brincar?

As Piratinhas dos Sons

olá…

eu sou a Sónia

Mãe, Terapeuta da Fala e Piratinha!
No papel de mãe encontro tanto de gratificante como de desafiador. Todos os dias tento ser a mãe que idealizei para os meus filhos. Nem sempre consigo e isso deixa-me frustrada, mas é mesmo assim. Como mãe quero partilhar com eles momentos bons. Proporcionar-lhes vivências enriquecedoras.
Hoje, só me imagino enquanto mãe. Assim como só me imagino enquanto terapeuta da fala. Essa profissão já me levou a tantas famílias. Famílias que me marcaram, que me apaixonam e que gratificam o meu trabalho. Mais, ser terapeuta da fala fez de mim uma Piratinha dos Sons. Projeto que tanto me orgulha e realiza todos os dias!

turismo para todos

Tempo de férias. Tempo de descanso, sol, praia, piscina e programas para miúdos e graúdos. Há programas que agradam tanto à pequenada como aos pais. Há programas que os miúdos adoram, os pais nem tanto, mas lá alinham. Há outros programas que os adultos escolhem, achando que são igualmente interessantes e divertidos para as crianças, mas nem sempre é assim… …

não! não temos de comer tudo o que está no prato

No início da semana passada, decidimos em família passar uns dias por Vilar de Mouros, num hotel ótimo e que recomendamos completamente. Podem ver aqui. Mal se chega, a ideia de sossego invade-nos. O hotel está rodeado de floresta e o espaço do hotel tem muito verde, flores lindas, bancos para ficar a conversar e descansar enquanto as miúdas brincam. …

das coisas mais difíceis de ser mãe

Cá em casa temos muita sorte. Temos a sorte de estar juntos quase todos os dias. De vivermos juntos durante a semana, ao fim de semana, na altura de trabalho, nas férias, nos dias de festa… enfim, … temos a sorte de sermos uma família que está junta. Às vezes o pai ausenta-se a trabalho por algum tempo. Sempre por …

#tempomaeefilhas

Foi esta a hastag que mais usei por estes dias. O pai viajou a trabalho e ainda vai demorar a voltar. Era a nossa semana de férias em família que acabou transformada num fim de semana prolongado a 4 e outro a 3, just girls! Foi a primeira vez que saí sozinha com elas para fora tanto tempo. Ainda houve …

uma história, um pequeno tesouro

Livros e histórias… oh, livros e histórias! Respiramos histórias! Sempre tivemos um gosto especial por livros. Os nossos favoritos…os livros infantis. Ilustrações fantásticas que nos transportam para o imaginário. Textos cuja simplicidade nos comove e nos faz sonhar. Contar histórias tornou-se ainda mais especial depois de sermos mães. Uma viagem linguística em cada página. Um momento em cada livro. Um …

brincar sem brinquedos…

Ontem fizemos uma festa à Matilde… que correu mesmo bem, mas são dias sempre cansativos… para nós e para elas! Por isso hoje o plano era apenas não fazer nada ou quase nada! Ficar por casa a ver os vários livros que recebeu, dormitar no sofá, brincar… Mas o sol… o sol convenceu-nos a sair de casa e tomar o …

a Matilde… faz 4 anos!

A Matilde que nasceu tão pequenina… e antes do tempo e, por isso, lutou tanto para viver… A Matilde que me fez entrar no maravilhoso e desafiante mundo da maternidade… A Matilde que fala e fala…e fala… e fala.. que tem sempre mais qualquer coisa para dizer… A Matilde que adora o pai mais do que tudo na vida, mas …

quanto tempo o tempo tem?

O tempo. O tempo voa. E nunca chega! Um tempo em que me divido entre ser mãe e ser pirata. Ser pirata vai muito para além do momento em que estamos nas escolas com os nossos piratinhas. É planear. É imaginar. É tirar as ideias do papel e criar. Criar cenários e jogos. É cortar, plastificar, pintar, desenhar, … E …

não sou mãe para estas coisas…

Aqui há tempos andava a ver uma atividade extra escola para a Matilde e por conveniência e falta de vaga na natação acabou por ser o ballet. Ela foi experimentar, gostou da dinâmica e da professora. E ficou. Passado uns tempos, a Leonor, ainda no alto dos seus 2 anos acabados de fazer, começou a imitar a mana sempre que …

então foi Natal…

Oh, se foi Natal… A correria dos dias anteriores para que tudo esteja pronto. Noite num lado da família, almoço noutro! As miúdas numa excitação tal que ainda não recuperaram das noites mal dormidas, da ansiedade do Pai Natal, dos tantos presentes que andam a descobrir por estes dias… O Natal é sem dúvida uma época do ano algo unificadora. …

convite especial

Hoje vimos partilhar convosco uma novidade que nos é muito querida e fazer-vos um convite. Juntamente com a SeedGo, vamos lançar o nosso primeiro livro com uma história de Piratas e desafios de reflexão fonológica pelo meio, bem ao género das dinâmicas do nosso piratinha.   “A história passa-se no cenário da Ilha das Sílabas e a missão do Piratinha é …

este domingo…

Este domingo foi assim… Uma história tão simples, mas envolvente, … com a participação de todos. Com sensibilização para a divisão das palavras em sílabas, para a nomeação da primeira sílaba das palavras, para a identificação de palavras que começam com a mesma sílaba, evocação silábica e até análise de alguns pontos articulatórios!! Parece muito? Parece que trabalhamos muito? Mas …

piratinha na fnac

No primeiro domingo de cada mês, pelas 11:30h, temos ido à Fnac Kids fazer uma pequena dinâmica com miúdos e graúdos! A Fnac é uma daquelas lojas que todos gostamos. Tantos livros, tão perto e tão acessíveis. É fácil chegar, sentar e entrar nas histórias! E é isso que temos feito por lá… sentar no chão e contar histórias de …

piratinha em livro!

Pelas barbas do Barbazul! Que por aqui vai uma excitação! Entre muitas turmas de piratinha, apresentações na Fnac, aulas com  pais, workshops, materiais novos, … eis que um dos nossos projetos tão desejado está quase, quase pronto! Desde que iniciamos o piratinha que ouvimos pessoas a pedir para disponibilizarmos as nossas histórias e os nossos jogos! Os miúdos pedem para …

piratinha a quatro…

  Este início de ano letivo está a ser… diferente! Um diferente… bom, um diferente… ainda mais trabalhoso, um diferente… partilhado! É isso, pela primeira vez o Piratinha deixou de ser o Piratinha da Daniela e da Sónia. E agora, é o Piratinha da Daniela, da Sónia, da Belinda e da Joana! Tem sido excelente ter uma equipa maior, mais …

ser mãe também é isto…

Anda uma mãe 9 meses grávida, parto, recuperação, amamentação, noites sem dormir…. Anda uma mãe a escolher as roupinhas das crianças com todo o cuidado, a preparar mochilas diariamente, … Anda uma mãe a ler sobre alimentação saudável, a procurar os melhores legumes e frutas, a fazer pão, bolachinhas sem açúcar, e sei lá mais o quê, … Anda uma …

“Oh Lobo mau porque não comes antes uns brócolos ou umas laranjas?!”

Oiço muitas vezes pais a queixarem-se que os filhos só querem ver Tv, tablet, consolas, … e não ligam a livros!! Tantas vezes me dizem que os miúdos não se interessam ou que não gostam! E é legítimo, não gostamos todos do mesmo! Mas é indiscutível que os livros (e a leitura) desde cedo têm um papel importante no desenvolvimento …

primeira queixa oficial no livro de reclamações de mãe

A M. amuou comigo! E escreveu-me uma carta… bem detalhada!! Temos conversado muito sobre limites e sobre como resolver conflitos ou desentendimentos. E já lhe disse diversas vezes que quando começa a chorar desalmadamente não consigo conversar com ela nem perceber o que pretende. E de forma muito explícita, disse-lhe o quanto isso me incomoda e tenho dificuldade em aceder …

eis que chegou a primeira virose!

Quase um mês de creche. E eis que chegou a primeira virose!! Nada de inesperado (até já estava a demorar!). Nada de preocupante. Febre, pingo e algumas noites sem dormir! Foram alguns dias em casa mas hoje a Clara já está de volta à escola! E a piratinha cá de casa foi toda feliz! Contente porque ia cantar os bons-dias …

partilhar ou não partilhar, eis a questão!

Muito se fala sobre isto por aí! Fica a minha opinião sobre o assunto… Estamos sempre a ouvir alguém a dizer aos miúdos que têm de partilhar. Se acho importante? Muito. Mas não têm de partilhar tudo. Há brinquedos que são só de uma ou de outra ou de quem os escolheu primeiro. Depois se emprestam ou não é com …

obrigada!

Tinha um post sobre as miúdas e este início do ano letivo para publicar. Mas hoje apetece-me dizer obrigada… obrigada pelo carinho enorme dos últimos dias, pelas mensagens de incentivo, pela forma maravilhosa como o Piratinha dos Sons tem sido recebido nas escolas e nas reuniões de pais. Fico de coração cheio quando oiço coisas como “estava mesmo à espera …

primeira semana de creche

Pela primeira vez a Clara foi para a creche e tudo apontava para um início fácil e tranquilo mas…NÃO! Já tínhamos visitado a creche umas 3 vezes e das 3 vezes a Clara quis entrar na sala e brincar. E das 3 vezes chorou para ir embora! Durante meses, sempre que o Martim ficava na escola, a Clara fazia a …

férias com crianças… são descanso?

Ora aí está uma questão de resposta algo pessoal. Primeiro porque a noção de descanso é muito relativa. Se há quem goste de ficar estendido ao sol a dormir ou a ler, há quem goste de fazer caminhadas, descobrir cidades, etc… mas acho que concordamos que, quando se tem filhos, descansar significa muitas vezes fazer um programa sem grandes alaridos …

coisas giras de verão

Mês de Agosto é sol, calor, gelados, família, convívios e festas. É recordar e partilhar os verões da infância. É tempo para os meus filhos e com os meus filhos. É ficar por casa, sem pressas nem correrias, e deliciar-me logo pela manhã com as cócegas na cama e as risadas dos pequenotes. É passear à tardinha. É estender uma …

oficina: um pirata, um jogo

Com o fim do ano letivo, as histórias do Piratinha terminam. No mês de Julho, as dinâmicas são diferentes mas igualmente divertidas. Desde olimpíadas dos sons, a pequenos teatros encenados pelos Piratinhas, às oficinas do jogo. O Piratinha é sinónimo de chão! Mas, nas oficinas do jogo, desafiamos os piratas a irem para as mesas para a construção de um …

o que mais gostei…

Uma coisa gira que fazemos muitas vezes cá em casa é conversar sobre o dia (mas sem montanhas de perguntas e perguntas!). Há já algum tempo atrás comecei por explicar que íamos fazer um jogo onde pensamos no que gostamos mais no dia e o que gostamos menos, e porquê! No início, a Matilde quase sempre imitava o que eu …

sem telemóvel, nem internet

De volta a casa e à civilização…depois de uns dias com a bateria do telemóvel abaixo dos 10% e sem Internet! As mini-férias terminaram. E sempre fomos acampar! Acampamos num parque de campismo excelente, com instalações pensadas para as famílias. E estavam lá hospedadas imensas famílias com crianças e bebés! Todas melhor preparadas do que nós. Mas só fomos alguns …

nós e a televisão

Cá por casa todos gostamos de ver televisão, ainda que a Leonor só há pouco tenha começado a mostrar interesse. No entanto, no dia-a-dia não vemos grande coisa. Como em todas as casas, parte do tempo ao fim do dia é gasto entre preparar jantares, banhos, orientar roupas e mochilas, etc. Por isso, com o tempo que sobra tento fazer …

até ser dia de piratinha

As aventuras do Piratinha motivam e cativam os pequenos piratas. E não podia ser de outra forma! Ao criar o nosso projeto de estimulação fonológica quisemos aliar o brincar à reflexão sobre os sons da fala. Brincar para motivar! E o Piratinha é assim mesmo! Uma história de piratas na qual os piratinhas fazem parte da história, se envolvem nas …

acampar, ou talvez não!

Já perceberam! Já cheira a férias! Por agora só serão 4 dias. Mas serão 4 dias de férias! Férias para mudar de rotina, mudar de ambiente, mudar de ares…Vai ser bom para mim e para os piratas cá de casa (…que andam em grandes piratarias!!). São as nossas mini-férias de verão e, por isso, decidimos que deveriam ser uns dias …

“pipi não!” “popó não!”

A L. tem feito o caminho para a fala no seu ritmo. Sempre foi uma criança muito expressiva. Depressa aprendeu alguns gestos, a apontar, a fazer caretas para diferentes situações, … e desenrascada como só ela, muitas vezes nem perdia tempo a fazer-se entender… procurava logo o que queria e pronto! Nas tentativas de conversa com a irmã ou nas …

mais um ano de piratinha

Mais um ano de Piratinha a terminar! Por estes dias, muitos foram os piratas que se despediram das aventuras do Piratinha até ao próximo ano letivo. Um ano de aventuras emocionantes que acabou. Um ano de desafios fonológicos, jogos, histórias, personagens, cenários. Um ano de piratarias…das boas! Um ano de tralhas…muitas e muitas! Tralhas que carregamos de um lado para …

eu, a mãe terapeuta da fala

De volta do trabalho, sentei-me com a Clara no jardim para explorar um livro que ela escolheu na biblioteca. Logo que abriu o livro, a Clara comentou “Pãna anana!”. Eu, a mãe terapeuta da fala (…que não tem um botão de on-off…e ainda bem!) disse: “O Panda está a comer a banana.” De forma automática (..ou quase!), expandi a produção …

aniversário no centro equestre

A convite de uma prima, o Martim e a Clara foram ao Centro hípico de Abação para uma festa de anos super original. Uma tarde com cavalos! No decorrer da festa, as crianças interagiram com o Pinóquio e a Didi. Animais amorosos muito pacíficos e pacientes. Antes de montar os cavalos, os instrutores de equitação promoveram o contacto com os …

gritar, só que não!

Esta fase do ano é particularmente difícil para todos! Estou cansada, é um facto! O ano letivo já vai longo, o calor aperta e já só apetece pensar em praia, piscina, parque ou qualquer coisa assim descontraída! Nesta fase há dias em que a minha paciência já não é a mesma. Eventualmente, costumo esperar mais um pouco, dou mais tempo …

na feira afonsina

Por aqui, o mês de Junho é o mês das festas! Festejamos o aniversário de quase metade dos familiares, o aniversário da Clara, o São João, o São Pedro, há as festas de final de ano e nunca deixamos de passear pela Feira Afonsina! A Feira Afonsina transporta o centro histórico de Guimarães para a era medieval. Uma ocasião perfeita …

animais em festa

Adoro festas! Adoro preparar festas! Escolher os pormenores todos… Gosto de festas com temas, de decorações personalizadas. Gosto de escolher até os recipientes onde vou colocar os alimentos. Gosto de receber pessoas e do tempo que passo com elas. Gosto de ver a alegria das pessoas pelo convívio e pelos reencontros. Para a escola, não é diferente. Gosto que seja …

2 anos de Leonor

2 anos de “Nônô”! Dois anos em que a nossa família está mais completa. Foi muito difícil ir para o hospital e deixar em casa a minha bebé Matilde de 17 meses. Nunca tinha estado longe dela e chorei parte do caminho até ao Porto. E se não corresse bem?! Preocupei-me. Como é que ela se iria sentir aqueles dias …

as miúdas ficaram de molho

As miúdas ficaram de molho. De molho na banheira. É a única hipótese de voltarem à escola, no dia seguinte, com unhas apresentáveis depois de uma ida à horta. Costumámos sair da escola ainda cedo, e neste tempo, o cedo parece ainda mais cedo! Contingência de morarmos num apartamento, quase sempre vamos até ao parque, a um jardim ou simplesmente …

em busca de grilos

No dia de anos da Clara, ela recebeu muitos presentes. De entre roupas e brinquedos, uma gaiola de grilo. Uma gaiola de grilo que fez um furor na festa! Ao abrir o presente, a Clara espreitou para dentro e “Não tem?!”… A gaiola estava vazia. Uma gaiola de grilo sem grilo! A Clara não descansou enquanto o tio não foi …

o dia da Clara

A semana que passou foi intensa. Muitos compromissos! Muito calor! E uma festa no parque para organizar! Na última quinta-feira, a minha pipoca fez 2 anos (…já! 2 ANOS!). Para celebrar o seu aniversário, convidámos familiares e amigos para uma festa no parque, em modo piquenique! Roupa confortável, mantas (…e vieram mesmo de mantinha debaixo do braço!), jogos, … A …

o Capuchinho Branco e o Leão

Umas das coisas que faço muito com as miúdas cá em casa são pequenos teatros ou reinventar histórias. É uma excelente forma de expandir vocabulário, de promover o uso de frases mais compridas de forma adequada ou até algumas expressões sociais. Além de que apela ao uso da imaginação de forma livre. Seja como uma atividade escolhida por nós ou …

primeiro dia de praia

No Domingo estava um dia de quase verão. Então resolvemos ir à praia. O primeiro de 2017. A Clara foi todo o caminho empolgada… “Paia! Paia!” sem, no entanto, saber bem o que era isso da praia. Chegamos. Estava vento! Não uma leve brisa…uma daquelas ventanias que levanta a areia e faz fugir qualquer um. Mas nós ficamos. E ainda …

4 anos de Piratinha

Quatro anos de Piratinha… mas muitos mais de amizade! Conhecemo-nos na universidade quando fomos fazer o curso de terapia da fala. E nunca imaginámos que esta amizade se manteria ao longo de tanto tempo. Na verdade, nem éramos muito próximas nessa altura. Mas como somos de localidades relativamente perto acabamos por nos cruzar profissionalmente! E ainda bem! Não vivemos uma …

o gosto pela leitura

Desde muito pequeno, um dos programas favoritos do Martim em dias chuvosos é ir ao shopping…Mas desenganem-se, nunca gostou de ir às compras! O Martim ainda era bebé quando comecei a promover o seu gosto pelos livros e pela leitura. Explorar, ver e ler livros de forma partilhada faz, e fez sempre, parte das dinâmicas cá de casa. E não …

estou a transformar-me num Hulk rosa

Estou a transformar-me num Hulk Rosa. É o que acontece quando as miúdas escolhem brincar com plasticina. Mexer, inventar e amassar resulta sempre em unhas rosa. Deixo-as brincar e inventar mas gosto de participar nas brincadeiras. Vou seguindo a iniciativa delas e aproveito para construir ideias e para explorar conceitos. A educadora da M. tem andado a trabalhar na sala …

o Martim e a Clara

Sou mãe de dois piratinhas. O Martim (7 anos) e a Clara (quase 2 anos!). Eles são risos e sorrisos, gargalhadas, abraços, beijos babados, ternura, cumplicidade, mas também são birras pequenas, birras grandes, carrancas e gritos. O Martim adora a irmã. Adora e cuida. Mas existem momentos em que não é tão pacífico com a mana que lhe parte as …

a Matilde e a Leonor

As minhas filhas têm 17 meses de diferença entre elas (sim, por opção!). São irmãs muito próximas em tudo. Nas brincadeiras, nos interesses, no uso das roupas, na alimentação e até nas dinâmicas de educação. Para mim, como mãe, está a tornar-se cada vez mais fácil gerir a atenção e as atividades que escolhemos fazer, as saídas, as histórias, etc. …

hoje foi assim…

Atividade: À Descoberta do Baú dos Tesouros O Piratinha estará também a realizar atividades para demonstração do projeto noutras escolas ao longo desta semana. Uma oportunidade para demonstrar as potencialidades que “O Piratinha” consegue promover e melhorar.